Você sabia que existem modalidades esportivas onde o foco não fica apenas na atividade física, mas vai além, chegando na questão mental? É isso mesmo! Talvez esse tema seja novidade para você mas os esportes da mente já são realidade no Brasil e é sobre isso que vamos falar hoje.

O que é?

Para simplificar e ir direto ao ponto, quem treina o corpo acaba desenvolvendo musculos, não é mesmo? Já quem treina o cérebro, acaba estimulando e melhorando sua capacidade cerebral e diversos elementos agregados como a memória, o raciocinio lógico, atenção, cencentração e capacidade de foco na resolução de problemas.

Tudo isso é otimizado com a prática regular de algum dos esportes da mente. Falando nisso, vamos conferir a lista deles logo abaixo e tenho certeza, você vai se identificando com algum deles e quem sabe já não comece a praticar hoje mesmo.

Isso sem mencionar que sua prática regular te deixa ainda mais longe de problemas ligados a questões neurológicas, ou seja, problemas que podem afetar sua memória e raciocinio. Tenho certeza que você ja viu algum senhor ou senhora tentando resolver o jogo de palavras cruzadas no jornal e você olhou e não fez a minima ideia do porque ele estava fazendo aquilo. Agora você já começa a entender a resposta.

Lista dos Esportes da Mente

Segundo a lista que encontramos na wikipédia, os esportes da mente oficiais pela Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA) são, xadrez, bridge, damas, go e pôquer.

Mantendo a pratica regular de algum deles você passa a ter a chance de levar uma vida mais tranquila e com muito menos tensões no dia a dia, seja de situações que ocorrem em casa ou no trabalho. Pode parecer um exagero, mas incluir estes esportes como atividades recreativas regulares contribui para uma vida mais leve e equilibrada emocionalmente.

Xadrez

Não tem como não pensar no xadrez ao imaginar um esporte da mente, afinal de contas é comum ver pessoas sentadas, paradas, geralmente com as mãos apoiando a testa e um olhar fixo para o tabuleiro.

Esse é um jogo estremamente racional e lógico, onde o objetivo é conquistar o “rei” do seu adversário. Os estudantes que passam a jogar notam uma grande melhora no desempenho nas aulas de matemática. Para conhecer sua interface, você pode dar uma conferida no site do chess # é já ir se habituando com as peças e as movimentações de cada uma delas.

Poker é Esporte da Mente

Muitas pessoas acabam não compreendendo como o pôquer entrou para esta lista já que aos olhos de quem não conhece, ele se trata de mais um jogo de cartas como todos os demais, mas essa visão é apenas para quem não conhece nem esta familiarizado com este esporte da mente que é muito procurado por executivos, empresários, profissionais de alta performance e profissionais das mais diversas áreas que acabam lidando com muita pressão no dia a dia e precisam melhorar suas habilidades cognitivas.

logo da escola de poker brasil com guias e tutoriaisPara aprender a jogar você pode entrar no site poker brasil ou conferir vídeos do youtube, lá digite termos “como jogar poker” que vai encontrar muitos vídeos interessantes e relevantes sobre o assunto. Existem também alguns sites que tem tutoriais e guias bem detalhados para ajudar quem esta começando neste esporte da mente.

Veja também:
https://pokerbrasil.net/como-jogar/
https://pokerbrasil.net/online/

O Poker é um esporte da mente que tem a grande capacidade de te ajudar no controle emocional. Em vez de agir por impulso, no poker você precisa analisar a situação, ter autocontrole, disciplina e precisa agir de forma planejada, pois ao contrário do que um iniciante pensa, no poker ganha aquele que tem o maior senso de estratégia e planejamento. Esse é o motivo de tantas pessoas buscarem este esporte da mente como atividade recreativa.

Em breve vamos trazer alguns tutoriais sobre o bridge, damas e go.